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Perspectivas para a indústria de bebidas em 2023

A indústria brasileira de bebidas modificou o seu cenário ao longo do ano de 2022, mas algumas mudanças também são esperadas para 2023.

O fundamental é se atentar às novas tendências e usá-las para se adaptar ao mercado, usufruindo dos benefícios e das vantagens que cada tendencia traz consigo.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o cenário para a indústria de bebidas e as perspectivas em 2023.

 

Indústria de bebidas no Brasil em 2022

As consequências da pandemia em 2021 e a crescente inflação no Brasil foram fatores que impactaram a indústria de bebidas logo no início do ano.

O portal Guia Da Cerveja BR informa, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, que a fabricação de bebidas alcoólicas iniciou o ano de 2022 com uma diminuição de 13,9%.

As bebidas em geral (alcoólicas e não alcoólicas) também tiveram uma queda de 4,5% na sua fabricação.

Porém, em agosto, o cenário se transformou. O crescimento na produção de bebida alcoólica superou 2021, conforme pontua a revista Exame. Sendo que este avanço estaria, também, ligado ao período eleitoral e a Copa do Mundo, além das confraternizações no final do ano que aumentam o consumo de bebidas.

Perspectivas para 2023 para a indústria de bebidas

A inovação nas indústrias é fundamental para o sucesso e para uma melhor produtividade. Isso não é diferente para a indústria de bebidas em 2023.

No último ano, o custo-benefício tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores de alimentos e bebidas. O intuito é, além de economizar, também ter novas experiências com foco na saúde pessoal e do planeta.

Com isso, a redefinição de valor será um dos principais focos para a indústria de bebida, pois existe uma demanda por preços competitivos, conforme orienta o portal Aditivos Ingredientes.

Os consumidores estão buscando qualidade e confiança nas marcas, Assim, além de um preço justo, as empresas deverão divulgar os benefícios que trazem consigo.

Outra tendência é a busca por bebidas com um valor nutricional melhor, ou seja, produtos simples e acessíveis, mas nutritivos. Para isso, as empresas deverão inovar e extrair o máximo de suas matérias-primas e de seus processos industriais.

A responsabilidade ambiental também é um ponto que os consumidores estão atentos. Por isso, a indústria de bebidas precisa criar novos mecanismos para processos mais ecológicos.

A sustentabilidade ainda tem alguns desafios, mas é uma pauta que ganhará muita força com o passar dos anos. O objetivo é transformar a economia linear em uma economia circular, com o uso do PET reciclado e da educação ambiental (fonte: ABIR).

Portanto, a indústria de bebidas terá 3 grandes tendências: o preço, a nutrição e as sustentabilidade de seus produtos e processos. 

A importância da infraestrutura adequada para a indústria de bebidas

Para poder estar bem-preparada para quaisquer cenários que ocorra ao longo de 2023, é necessário que a indústria de bebidas tenha uma infraestrutura adequada. 

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