Blog

Procurar

Posts recentes

Por que o aço inox é tão presente na indústria?

Quando olhamos à nossa volta, encontramos o aço inox presente no nosso dia a dia, seja na nossa cozinha, utensílios, corrimão, prédios… pela sua versatilidade, o aço inoxidável acaba compondo diversos tipos de produtos diferentes. 

E na indústria não é diferente: o aço inox está presente em diversos ambientes, principalmente na produção.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender por que o aço inoxidável é tão presente na indústria.  

 

Qual é a composição do aço inox? 

Como já vimos, o aço inox é uma liga de ferro e cromo (entre outros elementos químicos, sendo que a composição pode variar) e que recebe uma camada passiva quando o oxigênio entra em contato com o cromo. 

Desta forma, essa camada passiva funciona como uma espécie de “camada protetora” que evita a oxidação do aço. Tudo isso proporciona muito mais resistência e durabilidade se compararmos o aço inox com outros materiais semelhantes. 

De acordo com a Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox), em diversos segmentos de indústrias, é muito comum alguns equipamentos e acessórios serem fabricados em aço inox. 

Principais características do aço inox

E por que o aço inox é tão popular em diversos equipamentos de produção industriais? Este material torna-se uma das melhores opções porque apresenta alta resistência à corrosão, mesmo em pressões e temperaturas elevadas. 

Além disso, apresenta outras características, tais como:

  • Fácil manutenção e limpeza: isso é ótimo porque as vantagens higiênicas que acompanham os equipamentos de aço inox são fatores importantes para a indústria farmacêutica.
  • Durabilidade: é uma opção que oferece um bom custo x benefício. Isso porque tem um ciclo de vida maior. 
  • Aço inox não contamina no contato com os produtos que armazena.

Aço inox para a indústria: é tudo igual?

Para responder de maneira direta: Não. Há vários tipos diferentes de aço inox. De acordo com a classificação pela NORMA ABNT (ou AISI), há dois grandes grupos de aço:

  • Aços-ao-carbono e os aços de baixa-liga; 
  • Aços de alta-liga.

Aços de alta liga

Ainda de acordo com a ABNT, ela classifica os aços de alta-liga em duas classes distintas: 

  • Aços resistentes a corrosão e a altas temperaturas: Os aços resistentes a corrosão e a altas temperaturas são classificados com três números. Como exemplo, pode-se citar: Aço ABNT 430 (aço inoxidável ferrítico); Aço ABNT 403 (aço inoxidável martensítico); Aço ABNT 304 (aço inoxidável austenítico); Aço ABNT 304L (aço inoxidável austenítico com teor de C abaixo do especificado);
  • Aços ferramentas: os aços ferramentas são classificados segundo uma letra que retrata de alguma forma o material, seguida de um ou dois números. Exemplos: W – aços temperáveis em água; O – aços temperáveis em óleo 

Também podemos classificar o aço inox de outra forma, em relação à família ou série. 

Série 200

Os aços inoxidáveis conhecidos como “Série 200” apresentam as seguintes características, de acordo com a Abinox:

  • São aços inoxidáveis austeníticos;
  • Possuem baixo teor de níquel (entre 1% e 6%);
  • Possuem elevado teor de manganês;
  • São conhecidos como aços cromo-manganês;
  • A substituição do níquel por manganês e nitrogênio melhora as suas propriedades mecânicas, porém reduz a sua resistência à corrosão.

Família 3XX

Os aços inoxidáveis austeníticos tradicionais são compostos, basicamente, por ferro, cromo e níquel. Lembrando que este último elemento é o principal elemento de liga responsável pela estrutura austenítica da família 3XX (fonte: Abinox). Assim, a família 3XX é um aço inox austenítico com alto teor de níquel.

Aço inox 410 e 430

De acordo com a Abinox, há algum tempo que vem sendo ofertado no mercado brasileiro o aço inoxidável 410 com acabamento superficial brilhante que, supostamente, poderia substituir o aço 430 brilhante em aplicações de pias e cubas, linha branca e utilidades domésticas. 

Ou seja, o aço inox é tão presente nas mais diversas indústrias principalmente devido à sua grande versatilidade. 

A EAI Engenharia em Aço Inox tem quase 20 anos de experiência atuando no desenvolvimento de projetos, fabricação de peças, componentes e equipamentos em aço inox para a indústria farmacêutica, indústria de alimentos, cosméticos, bebidas e biotecnologia.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a EAI Engenharia em Aço Inox? Fale agora mesmo  com um de nossos especialistas.  

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber como podemos te ajudar?

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato

Inscreva-se em nossa Newsletter

© Copyright 2022 | Todos os direitos reservados

Baixe nosso ebook gratuito

O passo a passo para cumprir os 7 principio básicos das boas práticas de fabricação

Insira seus dados para baixar