Blog

Procurar

Posts recentes

Por que utilizar telas de proteção em aço inox na indústria? 

Cada vez mais há uma preocupação do governo, empresa e sociedade como um todo em relação a uma maior segurança no ambiente de trabalho. Neste contexto, na década de 70, surgiram as Normas Regulamentadoras.

As Normas Regulamentadoras (NRs) surgiram, especificamente, em 1978 e foram publicadas através da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho. Elas funcionam para orientar procedimentos obrigatórios à saúde e segurança do trabalhador.

Para entender mais sobre o tema, vamos falar um pouco sobre a NR 12. 

O que diz a NR 12 sobre a segurança de máquinas e equipamentos industriais?

A norma NR 12 é uma das mais importantes das 36 normas regulamentadoras da Consolidação de Leis Trabalhistas. 

Ela passou por várias atualizações ao longo dos anos, sendo a sua última alteração em 2019, por meio da Portaria Nº 916 do Ministério da Economia.
Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a principal evolução é o fato de a norma não mais especificar o “como fazer” na adequação de máquinas e equipamentos. Em seu lugar, a regra muda o enfoque para a apreciação do risco e passa a prestigiar soluções de engenharia que sejam eficazes em cumprir os princípios de segurança.

Assim, a NR 12 trata sobre a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ou seja, define “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras […]”.

Ela determina que cabe ao empregador adotar medidas de proteção capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Neste contexto, surgem as telas de proteção para os equipamentos industriais.

Telas de proteção para a indústria em aço inox

ara alguns tipos de indústrias, tais como a de alimentos, de cosméticos, farmacêutica, dentre outras, recomenda-se a utilização de telas em aço inox. Por quê? Porque o aço inox é o material  mais adequado para ser usado em áreas sensíveis em termos de higiene e proliferação de bactérias.

As telas em aço inoxidável podem ser responsáveis pelo fechamento das máquinas na indústria, além de proteger os operadores que estão nas imediações ou impedir acessos não permitidos em máquinas ou equipamentos, conforme estipula a NR 12. 
Nós, da EAI Engenharia em Aço Inox, temos quase 20 anos de experiência atuando no desenvolvimento de projetos, fabricação de peças, componentes e equipamentos em aço inox para a indústria de alimentos, farmacêutica, cosmético, bebidas e biotecnologia, sempre focando na tecnologia e na inovação e nas normas de segurança, tais como a NR 12. 

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a EAI Engenharia em Aço InoxFale agora mesmo com o nosso time de especialistas.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber como podemos te ajudar?

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato

Inscreva-se em nossa Newsletter

© Copyright 2022 | Todos os direitos reservados

Baixe nosso ebook gratuito

O passo a passo para cumprir os 7 principio básicos das boas práticas de fabricação

Insira seus dados para baixar