Blog

Procurar

Posts recentes

Qual é a importância da segurança nas indústrias?

Apesar de todos os avanços relacionados à segurança no trabalho, ainda há muito que evoluir no Brasil em relação a esse tema. 

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), nos últimos dez anos (2012-2021), 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021 foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 33% em relação a 2020, que terminou com 1.866 óbitos.

Tudo isso demonstra a importância da segurança no trabalho, principalmente no setor industrial. 

Qual é a relação entre segurança na indústria e produtividade?

Investir em processos industriais cada vez mais seguros não está relacionado, apenas, com o cumprimento de normas. 

Quando ocorrem acidentes de trabalho, por exemplo, vários problemas surgem, tais como: 

  • afastamento dos profissionais; 
  • insegurança ao executar determinados procedimentos;
  • insatisfação com as condições oferecidas pela empresa;
  • autuações por descumprimento das normas. 

Desta forma, ao investir em equipamentos de proteção adequados, tanto os individuais quanto os coletivos, a empresa reduz as ausências, assim como contribui para a melhoria do ambiente de trabalho. 

O Portal da Indústria pontua que investir na saúde e na segurança dos trabalhadores gera benefícios que vão além do bem-estar das equipes de uma empresa. A redução no número de acidentes e de afastamentos impacta diretamente os resultados financeiros de indústrias de todos os portes e áreas de atuação. 

O que é o conceito prevencionista? 

Quando falamos de segurança, precisamos entender o conceito prevencionista. Como revela o próprio nome, o conceito prevencionista diz respeito a ocorrências não programadas, inesperadas ou não, que interferem ou interrompem o decorrer regular de uma atividade, gerando perda de tempo útil e/ou danos físicos ou materiais.

Assim, o prevencionismo analisa maneiras de se evitar acidentes no trabalho e está diretamente relacionado às ações de segurança industrial.

Quais são os benefícios de aplicar a segurança do trabalho nas indústrias?

Para além da questão do aumento da produtividade, há diversos outros benefícios em aplicar a segurança no trabalho nas indústrias. 

Melhor conservação das instalações industriais

Além de preservar e proteger a saúde dos colaboradores, investir na segurança do trabalho beneficia também as instalações industriais,  tanto a edificação, assim como os equipamentos.

Redução de custos

Como vimos, quando os colaboradores entendem a importância de proteger a si e aos colegas, há um aumento na produtividade, promovendo uma melhoria na qualidade da produção. Além disso, há uma redução significativa de custos. 

Procurando uma solução completa em proteção de máquinas e equipamentos? Nós, da EAI Engenharia em Aço Inox, temos quase 20 anos de experiência atuando no desenvolvimento de projetos, fabricação de peças, componentes e equipamentos em aço inox para a indústria de alimentos, farmacêutica, cosmético, bebidas e biotecnologia, sempre focando na tecnologia e na inovação e nas normas de segurança, tais como a NR 12

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a EAI Engenharia em Aço InoxFale agora mesmo com o nosso time de especialistas.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber como podemos te ajudar?

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato

Inscreva-se em nossa Newsletter

© Copyright 2022 | Todos os direitos reservados

Baixe nosso ebook gratuito

O passo a passo para cumprir os 7 principio básicos das boas práticas de fabricação

Insira seus dados para baixar